segunda-feira, 12 de setembro de 2011

#69 - Ruim com eles? Pior sem eles!

Acho que já deixei claro em alguns textos aqui que sou contra a troca desembestada de técnicos. Não tenho, não sei se tem, mas acredito que se houvesse uma estatística sobre o resultado dessas trocas, seria algo de 90% contra 10% em se tratando de mudanças significativas. Quase nunca funciona. Isso porque, por incrível que possa parecer, não há muitos técnicos que façam algo de muito diferente num time. O Atlético-MG é um bom exemplo disso.

Escreverei aqui sobre dois que, na minha visão, são uns dos poucos que têm potencial  - e talento -  para mudar uma equipe de futebol: Luxemburgo e Felipão. São dois, indiscutivelmente, técnicos campeões. Um está à frente de um time que tem mais para mostrar, mas que já não vence a 8 partidas. O outro comanda uma equipe visivelmente limitada, mas que, muito em função de seu bom trabalho, despertou uma ponta de esperança em seus torcedores.

A pergunta que faço a flamenguistas e palmeirenses é a seguinte: se eles saírem, quem entra? Não vejo ninguém no mercado com potencial para fazer algo diferente. Silas? René Simões? Falcão? Não me vem à cabeça nenhum nome (desempregado) que tenha tantos títulos no currículo quanto a dupla Luxa/ Felipão. Ruim com eles, pior sem eles.

Particularmente não vejo nenhuma culpa de ambos no momento das equipes. Felipão, por exemplo, não tem tantas opções quanto tem Luxemburgo. Não deve ser debitado em sua conta as constantes lesões de Valdívia e Kléber. A falta de movimentação de Gabiel Silva e Assunção. E a, digamos.. falta de inteligência de alguns jogadores. O que você, leitor, pensaria, necessitando mexer no time durante uma partida, ao olhar para o banco e ver Tinga, Vinicíus e Patrik. No mínimo um "fodeu!" você soltaria...



Luxemburgo não poderia contar com a lesão de Aírton (jogador fundamental no esquema de sua equipe) ou com a péssima fase do recém-contratado Alex Silva. É incorreto, também, jogar a culpa em seu colo por conta dos inacreditáveis gols perdidos por Deivid e Jael ( O Cruel!). Ele pode até ser cobrado um pouco mais por conta das opções do elenco, mas nada ao ponto de pedir sua demissão.

Ruim com eles, pior sem eles...

Enfim, penso que antes de criticarmos qualquer técnico, e pedir suas respectivas cabeças, devemos olhar para fatores mais relevantes. Não devemos esquecer que são os jogadores que estão dentro do campo, que perdem ou fazem gols - e que, inclusive, são muito bem pagos para isso. Não há técnico que faça seguidos milagres.

4 comentários:

  1. So para deixar bem claro. Eu considero que o treinador tem papel secundário no sucesso de um time. Quem resolve é o jogador. Mas vamos la...

    Sempre falei para Vc. O elenco do palmeiras é mto fraco. Felipão esta fazendo milagre. Brigar por libertadores é muito.
    O Flamengo tem um elenco melhor mas o não vinha jogando bem. O que estava prevalecendo era o talento individual do RG10 e T.Neves. Nesse caso uma mudança no comando seria uma alternativa...

    ResponderExcluir
  2. Boa Fábio!!! Valeu pelo coments lá no Grenalzito...

    Tbm acho que treinador não é a peça fundamental, como essas mudanças fazem parecer. Afinal, que joga não é o tecnico... eles mais estragam que ajudam...

    Ennfim...abraço! parabéns pelo blog! Voltarei!

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo de vc. Não conseguiu "manter o grupo unido", é melhor chamar outro. Eu acho inadmissível de 30 em 30 dias pingar 700 mil na conta do Felipão, 200 mil na conta de um, 150 mil na conta de outro e o cara não produzir quase nada, O Tite por exemplo se trabalhasse numa empresa já teria sido demitido.

    Vc é bem vindo no blog Teóricos do Futebol.

    Abraço,

    Giba (Zika Z/L)

    ResponderExcluir
  4. Técnico não faz milagres, verdade. O problema é que eles são super valorizados e tem salários muito irreais. A partir disso, esperam que eles façam acontecer e mudem o jogo com um passe de magica.

    A mudança tbm acho que não seria a solução.

    ResponderExcluir