quarta-feira, 6 de abril de 2011

#10 - Libertadores: Depois de muito tempo, dois peruanos avançam à fase final

Alianza Lima e Universitario nas oitavas
Depois de quinze anos, dois clubes peruanos simultaneamente estão classificados para as oitavas de final da Libertadores. Alianza Lima e Universitario são os donos da façanha nessa edição. A última vez que isso ocorreu foi em 1995, com o próprio Alianza Lima e o Sporting Cristal, que se classificaram em um grupo onde três, dos quatro integrantes,  avançavam . O sistema com 32 equipes foi adotado em 2000, ou seja, a partir do momento que passou a se classificar dois times por grupo, a vida peruana tornou-se mais difícil.
Esse ano, o  Alianza Lima chegou às oitavas como segundo colocado do grupo 3, que era composto por Estudiantes, Juan Aurich e Bolívar. O Universitario sofreu um pouco mais, classificando-se após uma combinação de resultados como um dos seis melhores segundo colocados.  Ambos são os clubes mais populares do país, sendo o Universitario o dono da maior torcida: 38,3% contra 33,5% da torcida do Alianza, segundo dados da pesquisa realizada pela Companhia Peruana Pesquisa  de Mercado e Opinião Pública SAC (CPI).
Dono da melhor campanha peruana na história da Libertadores é rival do São Paulo
O Universitario é o time peruano que já chegou mais longe na Libertadores.  Em 1972 “La U”, como a equipe é conhecida, foi derrotado pelo Indepiendiente (ARG) na final e ficou com o vice campeonato.  Há 11 anos que a equipe não se classificava para a fase final da Libertadores. Trata-se do adversário do São Paulo, o qual é chamado pela imprensa de “todo poderoso”.
Os principais jogadores da equipe são o zagueiro e capitão Carlos Galván e o meio campo Rainer Torres.
Para alguns o favorito, Alianza tenta título inédito
A FOX publicou recentemente em seu site que o Alianza é considerado um dos favoritos nas casas de apostas sul americanas. A lista é complementada por Corinthians, Once Caldas e o próprio rival do Alianza Lima, o Universidad do Chile. Vinte e duas vezes campeão peruano, “Los íntimos” apostam todas as fichas no bom atacante Wilmer Aguirre que tem 3 gols na competição e passagem pela Europa.
O adversário da próxima fase é o Universidad do Chile que é dirigido pelo ex-técnico do Alianza Gerardo Pelusso. A imprensa peruana destaca a preocupação com o atacante Juan Manuel Olivera e diz ser um confronto muito difícil para Los Íntimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário