quinta-feira, 7 de abril de 2011

#54 - Sai Ronaldo, entra Neymar

Era para serem dois posts. Um sobre a sub-20, outro sobre o adeus de Ronaldo. No entanto, algo me chamou muito atenção e resolvi juntar tudo em um só texto. Fui obrigado a isso dada a proximidade dos fatos. Ocorre que, ao passo que perdemos um ídolo do futebol brasileiro como Ronaldo, ganhamos potenciais ótimos jogadores – sendo que um deles, Neymar, desponta como um novo “fenômeno” do futebol.
A Seleção brasileira sub-20 arrematou no último sábado o título de uma competição onde foi o tempo toda superior – exceção feita ao jogo contra a Argentina. Com futebol leve e bonito, o time comandado por Ney Franco garantiu a vaga às Olimpíadas de 2012, em Londres.
No domingo, porém, recebemos a triste notícia de que Ronaldo não jogaria mais futebol. Chateado pela exacerbada cobrança de parte da torcida, sem mais forças para lutar contra uma nova contusão (coxa esquerda), o fenômeno tomou a dura decisão de parar de jogar.
Nesse misto de alegria e tristeza, fica o alento de que somos disparados o maior produtor de talentos desse planeta – fato comprovado no sul-americano. Capazes de produzir, ao mesmo tempo, potenciais craques como Neymar, Lucas e Oscar e jogadores de bom potencial como Casemiro, Bruno Uvini, Fernando e etc.. Temos a nossa frente uma “geração de ouro”.
Devemos sim sempre reverenciar um jogador do quilate de Ronaldo. Todavia, não devemos nos entristecer a ponto de esquecer que um novo craque surgiu. Neymar é o maior artilheiro de um Sul-americano sub-20 na história e, mesmo com uma precoce carreira, já acumula grandes partidas. Se é marrento, abusado, irresponsável…isso não faz diferença. Fato é que o jogador Neymar é craque.
Dono de dribles  desconcertantes, arrancadas de tirar o fôlego  e com os recentes sinais de amadurecimento, Neymar tem tudo para suceder Ronaldo no posto de melhor jogador do futebol brasileiro. Bola ele tem, basta manter a cabeça no lugar.
Ronaldo é também craque, é gênio, incomparável…tudo quanto é adjetivo (positivo). O melhor atacante que vi jogar. Deixará saudades, mas bola pra frente e olho nessa garotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário