quinta-feira, 7 de abril de 2011

#43 - O esporádico pelo constante

Trocar o quinto colocado na tabela pelo nono pode não parecer um bom negócio. Mas, para Paulo Cesar Carpegiani foi. Com todo respeito ao Atlético-PR e à sua torcida, Carpegiani volta agora a trabalhar em um grande centro. Após caminhar nos últimos anos por clubes de médio porte, o técnico agora tem oportunidade de voltar a figurar no cenário dos grandes treinadores do país.
A troca do Atlético para o São Paulo vai além da questão financeira. Além do status, pesou para a decisão de Carpegiani o histórico do time paulistano. Trocou um clube esporádico por um mais constante. Chegou ao São Paulo, que está sempre brigando por títulos, e saiu do Atlético, que esporadicamente encaixa uma boa campanha como nesse ano. Decisão acertada.
Discorda? Vamos aos irrefutáveis números: o São Paulo é hexacampeão brasileiro, sendo três desses títulos conquistados em menos de uma década. O Atlético tem um título brasileiro, conquistado em 2001. O tricolor é tricampeão da Libertadores e Mundial. O Atlético, além de ter bem menos participações na Libertadores (3 contra 15 tricolores), ostenta como melhor resultado um vice-campeonato, perdido justamente para o São Paulo. De 2003 para cá, em todas as Libertadotes o Sampa estava lá, ao passo que o time paraense escapava por pouco do rebaixamento nos Brasileirões.
Eu faria o mesmo na posição de Carpegiani. Os clubes, na primeira oportunidade que têm, demitem treinadores a atacado, não prestigiam em nada um trabalho e ainda insistem em vender uma falsa idéia de projetos. Quasa na maioria absoluta, não há projetos nesse país. Certo está ele de pular fora desse barco que de repente, em uma sequencia de derrotas nada improvável nesse Campeonato Brasileiro, poderia afundar e culminar em sua demissão.
Se fará bem ao São Paulo só o tempo dirá. Carpegiani tem muito trabalho pela frente e já começou com o pé direito ao extinguir do Morumbi o sonho de Libertadores no próximo ano. O São Paulo disputa a Sul-Americana.E só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário