quarta-feira, 6 de abril de 2011

#18 - O "novo Messi" não vingou

Matías DeFederico chegou com grande expectativa, mas até agora nada se viu
Matías Adrian DeFederico chegou ao Corinthians em agosto do ano passado. Após um bom torneio Clausura pelo modesto Huracán da Argentina, o jovem meio campista, conhecido como o “novo Messi”, era a alternativa para o buraco deixado pelo meia Douglas, que havia rumado aos Emirados Árabes.
No entanto, após 24 jogos com a camisa alvinegra, Defederico tem apenas dois gols marcados. Passou grande parte dos seus dez meses de Brasil no banco ou contundido. Toda a expectativa criada em torno do jovem jogador foi minada aos poucos após as sucessivas apresentações sem inspiração.
Tudo isso (ou falta) , na minha opinião, deve-se à pressão e as comparações que grande parte dos  jornalistas insistem em fazer com os novos jogadores. Defederico nem havia acertado a transferência e já tinha seu nome estampado nos jornais daqui como o “novo Messi”. Manchetes que são criadas apenas para vender jornal, o que, para mim, demonstra pura incompetência.
O jovem argentino tem sim qualidade (video abaixo), e não atoa foi contratado pelo Corinthians. O que ocorre na verdade é que o meia precisa amadurecer psicologicamente, fisicamente e tecnicamente. Mano Menezes merece os parabéns, pois conseguiu blindar o jogador. Os lampejos de Matiás durante esse tempo no Corinthians ainda o faz manter um bom relacionamento com a torcida, que até agora não pegou no seu pé.
O que fica claro é que Huracán é Huracán e Corinthians é Corinthians. Por isso, ao se contratar jogadores estrangeiros, tem de haver uma minuciosa avaliação do verdadeiro potencial do jogador. Basta lembrar, por exemplo, do fiasco que foi a contratação de Zárate pelo Botafogo e de Gioíno pelo Palmeiras.
Particularmente, vejo Defederico como um jogador muito técnico e com grande potencial. O problema é quanto tempo haverá paciência com ele. Até porque não é todo dia que os clubes pagam R$ 4 milhões em um reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário