quinta-feira, 7 de abril de 2011

#20 - O garoto prodígio está de volta... prodígio?

Tiago Luís retorna ao Santos após período emprestado ao União de Leiria de Portugal
Certa vez, na capa do Marca, chamaram-no de Messi brasileiro.... Cada uma
Vinte e sete de janeiro de 2008. Local? Vila Belmiro. O jogo? Santos contra Bragantino em partida válida pelo Campeonato Paulista. Os gols? Tiago Luís e Ney Santos contra. Vitória e uma boa notícia para a torcida praiana: Acabava de surgir mais um prodígio “Menino da Vila”.
Um dia após a brilhante partida, o jovem jogador, recém promovido das categorias de base e com atuação destacada na Copa São Paulo de Juniores, já aparecia na capa do jornal espanhol Marcacomo possível reforço do Real Madrid. No mesmo dia, a diretoria do Santos, demonstrando precaução, renova o contrato da jóia e coloca a multa rescisória em aproximadamente R$ 30 milhões. Tudo muito lindo, tudo muito bom.
Quatorze de julho de 2010. Tiago volta do período de empréstimo de um ano no modesto União de Leiria diante do esquecimento e sob muita desconfiança por parte da mídia e da torcida. Com números nada empolgantes: 685 minutos jogados, 5 partidas como titular e outras 17 no banco. Nenhum gol marcado. Não lembrado muito pelo futebol apresentado, mas sim pelas noites portuguesas. Fato que acarretou até em uma suspensão por parte do clube.
Mais uma jovem vítima da precoce exposição na mídia. É claro que aos 17 anos, Tiago não estava pronto para tanto. Tanta gente falando dele, tantos querendo entrevistá-lo e tanto dinheiro também. Um jovem de 17 anos não absorve com maturidade o fato de ver seu nome estampado em um jornal estrangeiro (quanto mais em um local!) e sendo assediado por um dos maiores clubes do mundo. Faltou instrução ao jogador e sobrou pressão.
Pressão essa que ficou nítida nas partidas que sucederam esse período. Tiago Luís marcou apenas mais um gol e foi preterido do time, sendo emprestado para o União de Leiria, o qual com todo respeito à torcida “leiriense“, não tem 5% da representatividade que tem o Real Madrid no cenário mundial.
São dois anos de carreira jogados fora. Porém, serve como consolo o fato de Tiago Luís ser jovem e ter tempo o suficiente para tentar reecontrar o bom futebol. Abaixo vídeo com algumas jogadas do atacante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário