quinta-feira, 7 de abril de 2011

#44 - Corinthians oscila na hora errada...se é que tem hora boa

O Corinthians era líder do Brasileirão até a parada para a Copa do Mundo.  Liderou até a nona rodada, caiu para segundo colocado na 10ª, foi líder ao final da 11ª e, da 12ª até a 22ª, esteve na segunda colocação. Voltou ainda por mais duas rodadas ao topo e nas últimas cinco rodadas, após sucessivos jogos sem vitória, caiu para sua pior posição no campeonato: 3º lugar.
Foi o primeiro momento de turbulência no Campeonato Brasileiro. O segundo no ano, considerando-se a eliminação na Libertadores da América, que alguns dizem ter causado menos impacto no Parque São Jorge. Eu discordo, mas creio que a pressão dessa vez seja maior pelo fato de se tratar do último torneio no ano do tão aguardado centenário.
Assim como todos no campeonato de pontos corridos, o Corinthians passa por um momento de oscilação. Mano Menezes, em entrevista coletiva que precedeu o jogo contra o Botafogo no primeiro turno, último antes da parada para a Copa do Mundo, já dizia que, assim como os concorrentes, seu time sofreria oscilações.
Essa é atual fase do Corinthians: oscilação. O problema é que a insegurança e os maus resultados estão vindo no momento decisivo do campeonato. Perder fôlego na reta final de uma competição é muito mais frustrante.
Basta fazermos uma comparação com o Grêmio, por exemplo. O time gaúcho passou por maus bocados no primeiro turno e chegou a estar na zona de rebaixamento. Agora, sob o comando de Renato Gaúcho, o time lidera o segundo turno e, caso volte o G4, briga por uma vaga na Libertadores.  O Corinthians passa por uma fase semelhante, só que na ordem inversa.
O Corinthians tem todas as possibilidades de se reerguer e ainda ser campeão. Demitir Adilson Batista, nesse momento, não traz nenhum benefício, muito pelo contrário, mas tem de ser esquecido e o time tem que se concentrar na reta final. Ronaldo está de volta ao time, o suficiente para reanimar os torcedores e os clássicos com Palmeiras e São Paulo, respectivamente, e o confronto direto contra o Cruzeiro serão decisivos para o futuro alvinegro no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário