quarta-feira, 6 de abril de 2011

#14 - É jogo do Santos? Então tem jogo bom!

Futebol apresentado pelo Santos influencia os adversários
Santos, Ganso, Neymar, Robinho, André……Estamos em maio de 2010 e os nomes que mais se ouviram no mundo do futebol nesse período foram esses que acabo de citar. Simplesmente o Santos, sob a batuta dos meninos e de Dorival Júnior estão encantando a tudo e a todos. Torcedores de outros times param para ver o desfile de classe que o alvinegro proporciona. O que mais me chama a atenção é o fato desse time estar envolvido em todas daquelas que foram consideradas as melhores partidas do ano. Fruto logicamente do grande futebol e dos grandes jogadores, principalmente do craque Paulo Henrique Ganso.
André , Ganso e Neymar. Os meninos que estão encantando
O time atrai tanto os torcedores pela maneira como joga, seu esquema tático (4-3-3) e pelos incansavelmente citados grandes jogadores. Mas o que teve de diferente nas partidas contra Palmeiras, Atlético MG, Botafogo, Grêmio e Santo André? Os rivais jogaram. Usaram da mesma arma do time de Dorival Junior: o ataque. Abdicaram de suas iniciais táticas defensivas e foram para cima mesmo. Notaram que se não atacarem o Santos, não tem pra ninguém.
E esse é o grande barato da ofensividade santista. Ela implica na ofensividade dos adversários, proporcionando grandes espetáculos, verdadeiros jogaços. Um jogo onde isso ocorreu foi o contra o Botafogo pela primeira rodada do Brasileirão. Onde mesmo com o time reserva, o Santos dominava o rival carioca no primeiro tempo. Já no segundo, Joel Santana resolveu colocar mais dois atacantes e o jogo foi muito bom, um dos melhores que vi esse ano.
Isso mostra que não só o Santos consegue jogar bonito. A grande maioria também pode. Basta arriscar um pouco mais. O grande segredo de Dorival é deixar os jogadores fazerem aquilo que sabem. Acredito que haja muitos, que como eu, olhe para o plantel do São Paulo,por exemplo, e não acreditam no que vê em campo. Um time com belíssimos jogadores, mas que não evolui,joga preso. O que falta? Ricardo Gomes colocar Fernandinho e Dagoberto juntos com mais um atacante. Liberar os jogadores para jogar! Mas o medo  não deixa. Fato que já  não ocorre na Vila, pois Junior optou em colocar os melhores.
Tomara que continue assim. Que o Santos continue proporcionando grandes jogos e faça com que mais times e técnicos passem a usar o ataque como a melhor defesa.  Ao jogar de maneira ofensiva, os meninos da Vila Belmiro forçam os rivais a serem igualmente ofensivos. Se não o fazem, já sabe o que acontece….

Nenhum comentário:

Postar um comentário