quinta-feira, 7 de abril de 2011

#32 - A famosa Rua Javari

Domingão, sol e calor. Dia ideal para se ter uma partida de futebol. Hoje fui conhecer a famosa Rua Javari, nº117, local onde  se encontra o estádio do Clube Atlético Juventus. Clube e estádio que já tiveram dias de glória e que, domingo sim, domingo não, enche quando a equipe grená entra em campo.
O Juventus foi fundado em 1924 e foi por um bom tempo considerado um grande de São Paulo. Devido às vitórias surpreendentes na década de 30 ganhou o apelido de Moleque Travesso. Seu estádio foi também palco de atuações espetaculares do Rei Pelé.
Atualmente, o Juventus não é mais um grande. Atua nas divisões inferiores do estado de São Paulo e seu elenco não tem mais a mesma qualidade dos tempos de Ataliba e cia. Luta para que um dia possa fazer jus novamente ao apelido e aprontar para cima de Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo.
Mas há aqueles que continuam prestigiando o clube. Senhores, senhoras, meninos e meninas. A torcida grená tem de tudo. Anunciaram 608 pagantes, mas havia mais pessoas presentes. Torcedores que não dão a mínima para a divisão em que o clube está e vão para torcer. O setor 2, como é conhecida a torcida do time ( e também onde ficam localizados no estádio), fez barulho o jogo todo. No estilo argentino de torcer, os aproximadamente cinquenta torcedores, entoavam sem parar os gritos de “Vamo Juventus, vamos ganhaarr…”
A partida de hoje foi contra o Sport Clube Barueri, válida pela 9ª rodada da Copa Paulista 2010 – o campeão garante vaga na Copa do Brasil 2011.  O Juventus não começou bem e foi extremamente dominado pelo adversário que antecipava bastante a marcação. Tal feito  fazia com que a defesa grená se precipitasse e errasse muitos passes, o que resultava em chances de gol para o Barueri. Bola na trave, defesas seguidas de Giovanni, e nada do Juventus atacar.
O Barueri atacou, mas não fez. Quem não faz leva. Aos 30 minutos, o número 7, Herbert – o melhor do time – avançou pela direita e chutou rasteiro fazendo explodir a torcida. Banho de água fria no Barueri, que acusou o golpe. No final do primeiro tempo, Herbert novamente fez jogada individual e foi derrubado dentro da área. Penâlti que o centroavante Vanderlei bateu e fez. O Juventus ia para o vestiário com a vantagem mas sem um bom futebol.
O segundo começou do mesmo jeito que o primeiro tempo. Barueri melhor que o Juventus e pressionando. Pressionou tanto que chegou ao gol também de penâlti. Flávio foi o autor da cobrança. Após sofrer o gol, o Juventus abdicou de vez do ataque e quase sofreu o empate. Mas o Barueri teve seu ímpeto quebrado após a expulsão do volante Felipe. Com um a mais em campo, a equipe mandante passou a dominar as ações do jogo e chegou ao terceiro gol novamente com Herbert. 3×1 num ensolarado e feliz domingo para os juvetinos.
Resultado à parte, foi interessante ver que a paixão da torcida Juventina continua firme e forte. E vai continuar. A quantidade de crianças foi notável, dando  a impressão de que apoio nunca faltará ao glorioso time da Rua Javari, número 117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário