quarta-feira, 6 de abril de 2011

#13 - É a hora de torcer

Dunga escolheu hoje os 23 nomes que nos representarão no Mundial da África. Notavelmente poucos concordaram e muitos discodaram. Sou da primeira turma.
Assim que saiu a convocação – estava eu almoçando – decidi que escreveria aqui para explanar minhas divergências e também indignações em relação à lista de Dunga. Porém, durante e após o anúncio algo me chamou a atenção: muitos daqueles que como eu estavam ali naquele refeitório almoçando e igualmente vidrados na TV, diziam que “nem iriam assistir a Copa”, que “com esse time não dá gosto de torcer” e os mais revoltados diziam ainda que “esse time não vai passar da primeira fase”. Diante de tais discursos, antes de escalar a minha seleção, tenho de contradizê-los.
Porque tudo isso é balela! Duvido que essas mesmas pessoas não estarão vidradas na TV torcendo (e muito!) pela seleça. Pode ser que haja aqueles que realmente não assistirão. Um pequeno contingente que simplesmente já não prestigiaria em situações normais, pois não gostam de futebol.
Os demais estarão com certeza envolvidos. Ao ouvir tais declarações me ocorreu o fato de que, se essa pessoas perderam grande parte do seu horário de almoço para ver a lista é porque se importam. Portanto, o discurso de desprezo com relação à seleção não cabe. Não podemos mudar a lista, então sem sermos hipócritas, vamos nos preparar para o que nos compete: torcer!
Trocaria pelos menos cinco
Não tenho o poder de elaborar a lista tão aguardada pelo mundo todo, mas tenho o de palpitar. Na minha visão, da lista do técnico Dunga eu trocaria cinco jogadores: Doni (Victor), Gilberto (André Santos), Josué (Sandro), Elano (Gaúcho), Julio Baptista (Ganso).
Doni <–> Victor : Reserva na Roma, Doni não merece a convocação. Pelo fato de ser reserva e pelo fato do Victor atuar bem mais e com mias regularidade.
Gilberto <–> André Santos: O Gilberto foi convocado logo após o fracasso em 2006 para suprir a ausência do Roberto Carlos. Na lateral é um jogador comum. André Santos vai com mais frequencia e com mais qualidade ao ataque.
Josué <–> Sandro: O Josué tem moral em seu time, porém na seleção não foi nada bem. Diante das convocações anteriores do Dunga, levar o Sandro seria o mais acertado, pois ele também sabe roubar a bola com efiência e passa dez vezes melhor que o Josué.
Elano <–> R.Gaúcho: Elano joga somente em uma faixa do campo (direita) e faz o básico. Já que é pra ter um jogador que se restringe em atuar por um lado do campo levasse o Gaúcho que em um dia empolgado pode resolver.
Julio Baptista <–> Ganso: O  Paulo Henrique seria mais um toque de qualidade para o meio campo, que é o que irá faltar com um meio campo de sete volante. Julio Baptista é reserva e oscila muito.
Pelo menos três desses estão na lista dos 30. Dificilmente irão jogar, mas na minha opinião deveriam. Faltam 30 dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário