quarta-feira, 6 de abril de 2011

#4 - Estádio "verde" é a esperança para clubes capixabas entrarem no cenário nacional

Estádio Multiuso tem previsão de entrega para 2013
O Governo do Estado do Espírito Santo, em parceira com Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo está investindo em um projeto inovador. Trata-se da construção do estádio Kleber Andrade em Cariacica. O antigo estádio do Rio Branco terá capacidade para 26 mil espectadores e se baseia em uma proposta “verde”, ecoeficiente.

O projeto que não se restringe apenas ao estádio (uma pista oficial de atletismo, cinco quadras poliesportivas, espaço para capacitação profissional também estão inclusas), promete mudar os rumos do futebol capixaba.
O ineditismo de ser um estádio verde é de fato o grande atrativo para o estádio.  Pois será o primeiro do país que reutilizará as águas das chuvas, aproveitará o máximo de energia solar possível e tem como ponto forte de seu projeto, a preocupação com a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas.
Estádio pode transformar futebol no Estado. Clubes agradecem.
Assim como ocorreu no Rio de Janeiro, com a construção do Maracanã, na década de 1950 e em Minas Gerais, quando o Mineirão foi entregue em 60, o estado do Espírito Santo pode passar por uma verdadeira transformação nos próximos anos. Pelo menos é isso que pensam os idealizadores do projeto e todos os envolvidos com o futebol capixaba.
Os três principais clubes do estado são Rio Branco, Vitória e Desportiva. No cenário nacional não são muito conhecidos e nem sustentam grandes conquistas. Com a construção do estádio, que será de utilização de todos, os clubes projetam um futuro de maior visibilidade e estruturação, e já possuem planejamentos a longo prazo.

O Rio Branco saiu na frente, pois recebeu a quantia de R$ 6 milhões pela venda do terreno onde será levantado o novo Kleber Andrade. Os outros clubes lutam diariamente por mais estrutura e organização enquanto aguardam os frutos que a construção do estádio verde proporcionará.
Agradecimentos a Nilmar Bianchi, responsável pelo site Torcida Capixaba (www.torcidacapixaba.com.br), que forneceu grande parte das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário