quinta-feira, 7 de abril de 2011

#56 - O encontro do pragmatismo com a criatividade

O Santos confirmou Muricy na terça, ele assistiu o jogo de quarta e assume o time na quinta. Tudo como o esperado. Menos de um mês depois de sua saída do Fluminense, o tri-campeão assume a equipe da Vila Belmiro em meio a decisões em âmbito estadual e internacional - Campeonato Paulista e Libertadores da América, respectivamente. Deve ter gostado do que viu em campo ontem contra os chilenos do Colo-Colo. Deve adorar o que viu hoje, em seu primeiro treino, dada a qualidade da estrutura do Santos - fato que, segundo ele, foi o motivo principal para sua saída do Fluminense.

A pergunta que tenho me feito desde que Muricy deixou o Fluminense e começou a ser especulado como sucessor de Adilson Batista no Santos, é como será feita a montagem dessa equipe e como será a reação dos jogadores diante do pragmatismo e, em alguns momentos, a rigidez/limitações que Muricy impõe a suas equipes dentro de campo.

Em suas recentes equipes, principalmente em Internacional (2005) e São Paulo (2006,2007,2008), Muricy Ramalho montou fortes sistemas defensivos.  Hoje o Santos tem uma defesa limitada. Durval e Edu Dracena falham sim, é verdade, mas há também de se considerar o atual sistema de jogo santista, que é muito focado no ataque.  Muricy com certeza ajustará a defesa. No entanto, resta saber a que custo.

O Santos tem se destacado nos últimos dois anos pelo seu poder ofensivo. Talvez Muricy nunca tenha trabalhado com tanto potencial assim do meio para frente.  Todavia, paira no ar a dúvida em relação ao quanto o pragmatismo de Muricy afetará a criatividade e o futebol solto do Santos. Seu desafio será exatamente encontrar o equilíbrio.

Tempo. Muricy já chega com a missão de classificar a equipe para a segunda fase da Libertadores  e para disputar a fase final do Paulistão. Tem pouquíssimo tempo para dar sua cara ao time. É sabido que suas equipes não são afeiçoadas ao drible. No Santos tem Neymar. Nas equipes montadas por Muricy, todos sempre participam da marcação. Ganso não é dos mais combatentes. Grande desafio para um técnico gabaritado. Se não colocar três zagueiros na equipe já está de bom tamanho...

3 comentários:

  1. Ai sim mano!
    Tá com o blogspot agora...
    Demorô, é nois na fita... hehe
    Tão muito bons os seus textos!
    Precisar de ajuda é so falar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista o Muricy será apenas mais um, pois todo tecnico do Santos que peitar o Neymar será mandado embora, mesmo que ganhe titulos, é assim que tem sido e não vai mudar, afinal quem da o dinheiro ao Santos o Neymar.

    Lamentavel a forma que ocorreram as coisas a saida do Fluminense a saida do Adilson, torço para que de certo.

    Bjs Déb

    ResponderExcluir
  3. muito inteligente teu blog, rapaz.

    parabéns pelas postagens.

    estarei sempre por aqui.

    abraços.

    ResponderExcluir