segunda-feira, 25 de julho de 2011

#67 - Críticas palmeirenses, convocação e a vitória uruguaia

Opa!

Vi os dois últimos jogos do Palmeiras - um do estádio ; outro pela televisão. Em ambos, não gostei do que vi: um time que corre muito, se defende bem, mas com sérios problemas na armação das jogadas e, por consequência, uma equipe que finaliza pouco.

Ontem à noite - entre um episódio e outro de Prison Break xD - li na internet sobre as críticas da torcida ao time, principalemente com Marcos Assunção e Luan. Não julgarei os tais críticos - que provavelmente são da organizada que mais atrapalha do que ajuda o time - mas direi o que penso ser passível de crítica neles.

O Assunção, por exemplo, é diferenciado na bola parada. E só. Atualmente seu jogo está restrito a cobranças de faltas e boas cobranças de escanteios. ATUALMENTE.
Incomoda a sua falta de mobilidade, a lerdeza na saída de bola, o oposto do que necessita um time como o Palmeiras, que joga no erro do adversário.

Com Luan a coisa é um pouco diferente. Falta técnica (!), sobra disposição e correria. O que na minha visão é pouco para um jogador do Palmeiras. Ontem, assim como o confronto de quarta-feira frente ao Flamengo, Luan tentou sempre a mesma jogada: bico pra frente na tentativa de ganhar na corrida. Uns dirão que Luan é importante para o esquema de Scolari. Concordo. Mas há de relevar que ele é mais importante na defesa do que no ataque - o inverso do necessário para um atacante.

O Palmeiras deixou claro nas últimas duas rodadas que o quinto lugar que ocupa na tabela não é real. É possível uma classificação para a Libertadores? É. O início do campeonato demonstrou que Felipão consegue tirar 115% dessa equipe (daí o 5º lugar), mas, vendo os times rivais, o Palmeiras tende a cair. Título? Pra mim, é utopia.

Seleção Brasileira

Mano Menezes convocou a seleção hoje para o jogo contra a Alemanha mês que vem. De todas as novidades gostaria de citar a presença de Ralf.
Merece a vaga, pois vem jogando muito bem e fazendo a diferença no meio campo do Corinthians.. e não é de hoje.
Que eu me lembre vi apenas um jogo do Dedé. Foi contra o Atlético-PR pela Copa do Brasil. Achei que ele jogou bem, mas não é o suficiente para comentar sua convocação.
E essa choradeira do Santos ein? Se fosse Muricy o técnico da seleção hoje - algo que ele esteve muito próximo - será que ele abriria mão de Neymar e Ganso e pensaria nos clubes? Acho que não ...

A melhor da América

E deu a lógica na final da Copa América. O Uruguai merecidamente levantou a taça no Monumental de Núñez e escancarou a fragilidade da seleção paraguaia. Assino em baixo o que disse Maurício Noriega, comentarista do SporTV: O Paraguai não foi melhor que Venezuela e Chile. Chegaram por sorte. 





@FabioNohbrega






* Como pode-se notar, esse blog conta com as publicidades do Google Adsense. Se gostou do blog, além de deixar um comentário, clique em uma publicidade. É rápido, nem precisa esperar a página carregar. Como diz o outro: Me ajuda aí!



4 comentários:

  1. Palmeiras : Um time bem fraco porem arrumado na defesa. Deve conseguir uma vaga na sulamericana. Esta de bom tamanho.

    Convocação : Mais uma prova de qto o futebol brasileiro esta decadente.

    Uruguai : Geração sazonal que vem colhendo bons frutos ;)

    ResponderExcluir
  2. Até acho que as organizadas ajudam muito o time, mas nesse caso estão atrapalhando. Não tem que cobrar o Luan, que já está dando o seu máximo, tem que pressionar é a diretoria para que ela traga jogadores de melhor nível para compor a equipe.

    Concondo com o que você concluiu sobre o Paraguai. É um time mediano, não merecia o título e nem mesmo estar na decisão.

    Grande abraço, Fábio!

    ResponderExcluir
  3. - O Palmeiras hj tem o Luan como um jogador fundamental no esquema do time. Daí ja da pra ter uma base da limitação do time.

    - Assunção se jogasse uns 20 anos atras seria visto de outros olhos, hoje em dia SÓ bola parada não é mais suficiente pq o futebol atualmente valoriza muito mais a parte física e alem disso um meio campo de destaque faz varias funções

    - Se o Valdivia começar a jogar bola e o Kleber parar de ''causar'' acredito numa vaga na liberta :D

    - A convocação sinceramente não vi surpresa. Como as outras, é convocado algumas surpresas e elas algum tempo depois vão para Europa.


    - O Uruguai venceu e convenceu. Atropelou um Paraguai medroso. Ai um caso que o melhor vence

    ResponderExcluir
  4. O problema do Palmeiras é o mesmo de muitos outros times: Elenco.
    O Palmeiras é um time limitado que não tem opões principalmente na parte principal de uma equipe para que ela ganhe um jogo, o meio de campo.

    - Valdivia jogando pode fazer muita diferença ao time. O Palmeiras ganha agora o diferencial em jogadas individuais, em criação e armação de jogadas. Vejo o Palmeiras crescendo na medida em que o Valdivia vai retomando o ritmo de jogo.

    - O Luan é um jogador aplicado taticamente mas o Palmeiras não pode depender dele, é por aí que vemos a limitação da equipe. Hoje, nesse atual esquema, ele não tem um substituto. Acho que com a chegada do Valdivia seria interessante um ataque com Kleber, Maikon Leite e Wellington Paulista. Dessa forma o Kleber e o Maikon Leite podem jogar mais fora da área e o Wellington ficaria como um referência.

    - Marcos Assunção por diversas vezes deixa o time do Palmeiras fragilizado defensivamente. Isso acontece principalmente quando enfrenta adversários com um grande poder ofensivo. A importância dele está nas bolas paradas, ferramenta importante para um time de pouca criação, creio que com o Valdivia voltando isso tende a se arrumar. O Assunção também dá qualidade ao time, tem um bom passe, é um jogador inteligente mas que da muito espaço em um setor crítico, visto que a chave deste time do Palmeiras está no potencial tático.

    - A zaga, com a chegada do Henrique, fica fechada e ganha e muito em qualidade.

    - A lateral esquerda do Palmeiras hoje é um grande problema. Penso que se tivéssemos um bom lateral esquerdo, o Luan perderia um pouco dessa "importância".

    O Palmeiras é sim um time muito bem armado que sabe de suas limitações e joga dentro do seu limite. É um adversário difícil de se bater e é um time que conta com peças importantes como Marcos, Henrique, Cicinho, Valdivia e Kléber.

    O título acho fora de cogitação, já que o Palmeiras sofre com grandes problemas de contusões e não tem peças à altura para diversas posições. Vejo o Palmeiras brigando por uma vaga na libertadores. Em jogos que vi, não vi muita superioridade de adversários sobre o Palmeiras, cada time possui sua limitação e o fator tático do Palmeiras pode ser determinante para esse campeonato volátil que é o Brasileirão.

    ResponderExcluir