sexta-feira, 2 de setembro de 2011

#68 - A polêmica dos bambus


Na última quarta-feira, 24, foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo a lei que permite o retorno das bandeiras com mastros ao estádio de futebol no estado. Suspensa há 16 anos após uma briga campal entre “torcedores” de Palmeiras e São Paulo, os “bambus” passaram a ser identificados como potenciais armas para os vândalos.

Anteontem ouvi na CBN a entrevista com o relator (acho que é assim que identifica) da proposta, deputado Ênio Tatto (PT). Houve também a participação do deputado Fernando Capez (PSDB), declaradamente contrário à proposta.

Após ouvir longos minutos de discussão e, em seguida, ler sobre o assunto, eis minha opinião: os bambus têm que voltar! Não sou contemporâneo da época em que elas eram liberadas, mas basta ver em fotos o quanto ficavam mais bonitos os estádios. O argumento daqueles que são contra o retorno se baseia na idéia de que, uma vez que se permita a entrada dos bambus, os torcedores se utilizem do mastro para agredir torcedores rivais. Eu, você e todos aqueles que vão ao estádio hoje em dia sabemos que o grande problema não está dentro do estádio. As brigas estão acontecendo fora deles, nos bairros, e, na grande maioria dos casos, são emboscadas. No último domingo, por exemplo, encontraram o corpo de um torcedor corinthiano no Rio Tietê. Portanto, os bambus não são o único problema.

Hoje as organizadas entram no estádio com instrumentos de bateria. Esses objetos podem ser tão perigosos quanto os mastros de uma bandeira. Não estou dizendo, obviamente, que nunca mais haverá vandalismo dentro de um estádio. Não sou utópico. Apenas creio que quando um torcedor é mal intencionado, ele utilizará qualquer objeto que estiver ao seu alcance – e não necessariamente um mastro de bandeira. Cabe aos órgãos habilitados punir aqueles que o fizerem – algo que poderia ser atenuado com o cadastramento das organizadas, mas R$ 6,1 milhões de reais foram destinados a um sindicato fantasma.  -  u.u’ (http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ministerio-do-esporte-convoca-cartolas-e-pode-suspender-convenio-de-r-6-mi,766796,0.htm)

A proposta irá para a mesa do governador Geraldo Alckmin e espero que ele escolha o mais sensato.

2 comentários:

  1. O grande problema é que em SP tem muita gente querendo se promover em cima desse tema(torcidas organizadas). Não faz sentido essa proibição. Alias, aqui tbm não vende cerveja dentro dos estadios e os GCM atrasam o lado dos vendedores ambulantes fora do estadio. VTNC...kkk

    ResponderExcluir
  2. Outros estados os bandeirões com mastro são utilizados e não tem problema nenhum. Pegaram esse assunto na época como bode espiatório para passar que estavam tentando coibir a violência. Como vc disse, o torcedor mal intencionado vai causar desordem com ou sem mastro.

    Seria muito legal de ver o Caitos agitando um bandeirão de verdade no estadio. :D

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir